No mês em que acontecem os vestibulares das grandes instituições de Ensino Superior da nossa região, volto a ocupar este espaço para falar da grande demanda, na região Centro-oeste, por profissionais qualificados, tanto na área de Publicidade, Propaganda e Marketing quanto de Jornalismo e suas especificidades. Como já abordei em outra oportunidade, é latente a carência de jornalistas e publicitários atualizados e capacitados, sobretudo, para trabalhar, profissionalmente, com as novas mídias digitais. Após a crise financeira e uma contenção de investimentos por parte das empresas (que, logicamente, afetou o mercado da comunicação), o mesmo está extremamente aquecido, sobretudo com a imersão das mídias online e as redes sociais, que há muito tempo deixaram de ser meras opções de entretenimento e tornaram-se ferramenta de vendas e relacionamento.
É fácil perceber como o mercado encontra-se em expansão e buscando profissionais qualificados. A tecnologia é uma importante aliada de jornalistas e publicitários, desde que estes estejam preparados para trabalhar em rede, integrados e com cada vez mais dinamismo. Durante o Curso Internacional em Comunicação Empresarial, realizado recentemente em Nova York, foi abordado o novo perfil do comunicador. No dizer de um dos participantes, o comunicador deve falar mais a "linguagem do Excel do que do Word". Ou seja, posicionar-se como um conselheiro, um estrategista, que contribui para os resultados, em termos de valores, para as companhias. Na opinião do jornalista e consultor Francisco Viana, a comunicação é parte indissociável da administração. O problema é que nas escolas de administração não se aborda o tema da comunicação nos currículos e nas escolas de comunicação pouco se fala de economia. Os dois universos precisam dialogar. E se integrar. Afirmação esta que concordo em gênero, número e grau!
Quanto mais ferramentas são disponibilizadas aos cidadãos, maior é a necessidade de profissionais capacitados e preparados para operacionalizar toda esta gama de informações. Desde um simples anúncio no jornal; passando pela comunicação interna e a criação e manutenção de um website eficiente; e chegando até a um monitoramento profissional de redes sociais como Orkut, Youtube, Facebook e Twitter, percebe-se, a cada dia, uma carência no mercado de profissionais que saibam transformar este mundo de idéias e possibilidades em projetos focados em resultados palpáveis e mensuráveis. As empresas absorvem rapidamente (e com excelentes remunerações) profissionais que tenham a habilidade de transformar idéias em ações efetivas e contínuas.
Divinópolis é cidade pólo para cerca de 80 municípios das regiões do e Alto São Francisco e Centro-oeste de Minas Gerais. A diversidade de sua economia transformou o município em uma referência para o crescimento de uma região extremamente rica e em desenvolvimento. Um grande centro prestador de serviços ligados à saúde (Pronto Socorro Regional e, em breve, um moderno Hospital Público); educação (cidade universitária, com uma Universidade Federal e outras particulares, que oferecem dezenas de cursos de graduação e pós-graduação); turismo de lazer (festas e eventos tradicionais como a Festa Nacional da Cerveja e a DivinaExpô) e turismo de negócios (capital da moda, seminários, simpósios, feiras, etc).
Esta grande estrutura permite à Divinópolis oferecer uma sustentação para municípios que desenvolvem importantes Arranjos Produtivos Locais (APL). Destacam-se as cidades de Santo Antônio do Monte (maior produtora de fogos da América Latina), Nova Serrana (segundo maior pólo calçadista do país), Pará de Minas (suinocultura), Cláudio e Itaúna (siderurgia), Carmo do Cajuru (pólo moveleiro), entre outras que fazem divisa com o Município. Olha que mercado a ser explorado por jornalistas e publicitários que, com veia empreendedora e visão de negócio, pensando em Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, possuem um “Oceano Azul” de oportunidades nos próximos anos.

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