terça-feira, 12 de abril de 2011

Observatório de Mídia completa um ano em Divinópolis


Inserir os estudos e os debates que envolvem a Comunicação Social nas diversas camadas sociais, econômicas e culturais. Foi com este objetivo que vários profissionais e professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade & Propaganda da Faculdade Pitágoras de Divinópolis criaram, em 2010, o Observatório de Mídia, um núcleo de estudos e análises que tem como missão promover e desenvolver, numa perspectiva multidisciplinar, os estudos sobre as mídias em geral, favorecendo a interação do Jornalismo, da Publicidade e da Propaganda com o mercado de trabalho e com as relações sociais como um todo. Este mês, o núcleo completa um ano de atuação em Divinópolis e região e com muitos bons resultados obtidos.

De acordo com o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Pitágoras, e também organizador do núcleo, Prof. Francisco Resende, o Observatório de Mídia nasceu pela carência de estudos e trabalhos desenvolvidos na região Centro-oeste sobre o assunto. “A origem da formação deste grupo de trabalho se deve à necessidade de se fomentar o intenso debate e disseminação de produções intelectuais, em várias esferas sociais, em relação ao caráter cultural e simbólico da mídia e, obviamente, de suas principais ferramentas (jornais, rádio, televisão, peças publicitárias, cinema, teatro, literatura, edição, criação e Internet) e sua influência no cotidiano da sociedade moderna”, afirma. Atualmente, o Observatório de Mídia é composto pelo coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, Francisco Resende; além dos jornalistas Ricardo Nogueira, Leonardo Rodrigues, Laura Dias e Bernardo Rodrigues; as publicitárias Mivla Rios, Silvana Maria e Vânia Vasconcelos; o publicitário Mateus Dias e o economista Alexandre Alvisi, todos profissionais de mercado e professores dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras.


Parceria com a Gazeta do Oeste
 
A dedicação e o envolvimento dos professores já se reverteu em excelentes resultados em quase um ano de trabalho. Parceria acadêmica firmada com uma das maiores emissoras de rádio da cidade (rádio Divinópolis AM) deu origem ao Observatório de Mídia no rádio, um programa semanal de 30 minutos, exibido todas as quartas-feiras, às 8h15 da manhã. Além disso, parcerias acadêmicas firmadas com vários jornais da região já renderam mais de 120 artigos técnicos publicados pelos professores de Jornalismo e Publicidade, democratizando as discussões sobre os papéis desenvolvidos pela Comunicação Social em toda a região. A parceria mais bem sucedida do núcleo é com o jornal Gazeta do Oeste, com os artigos publicados todas as terças-feiras.

Os resultados desta importante iniciativa acadêmica podem ser acompanhados de várias formas. Todos os artigos produzidos pelos professores estão disponíveis na web, no Blog do Observatório de Mídia (www.observatoriodemidia.blogspot.com), que é atualizado diariamente e já conta com um bom número de seguidores. Além disso, a inserção em comunidades sociais virtuais é uma das premissas do núcleo, extremamente engajado neste processo de convergência de mídias. O perfil do Observatório de Mídia no Twitter pode ser acessado e seguido através do www.twitter.com/obsmidia. “Com todos estes projetos sendo realizados de forma integrada e organizada, acredito que demos um grande passo para a democratização dos estudos envolvendo a mídia em nossa região. Completamos um ano com a expectativa de prosseguir com as atividades do núcleo, sempre buscando inovações”, finaliza o coordenador.
 
Neste final de semana, mais um passo importante deste trabalho: a exibição da primeira edição do Observatório de Mídia na TV, programa mensal gravado nos estúdios da TV Pitágoras e transmitido pela TV Candidés. “Iniciamos agora uma importante etapa dessa democratização do conhecimento, que é levar os debates contemporâneos sobre mídia aos telespectadores da nossa região”, afirma Resende. A gravação da próxima edição está agendada para o dia 19 de abril e deverá ser exibida no final do mês.

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