quinta-feira, 14 de julho de 2011

Perfil Institucional e o desafio da comunicação dirigida

A região Centro-oeste vive um ciclo de expansão em vários setores e, com as novas mídias, muitos empresários encontram um dilema comunicacional: qual a melhor forma de me comunicar com os meus mais diversos públicos? Qual a melhor forma de consolidar a história e as conquistas de uma empresa, agregando valor à marca e buscando novos mercados? Neste sentido, as publicações empresariais facilitam e muito, a comunicação entre a empresa e o seus públicos. Elas exigem conhecimento em segmentação de público e comunicação dirigida. Quando produzido de forma profissional, estas publicações tornam-se um canal de comunicação extremamente eficaz, que aproxima a empresa de seus públicos-alvo. Serve como instrumento de integração e como multiplicador de contatos entre colaboradores e dirigentes. É uma ferramenta criada para solucionar problemas de comunicação nas empresas.

Jornais, revistas, newsletters e boletins enviados com regularidade a clientes, fornecedores, órgãos governamentais e grupos formadores de opinião podem contribuir para a projeção da imagem da empresa de forma eficaz. Tendências de mercado, novas tecnologias, parcerias, notícias sobre determinado setor e fornecedores, descrições detalhadas de produtos e serviços, entre outros assuntos, são temas que estabelecem um forte vínculo entre a empresa e o seu público-alvo. Por meio dessas publicações, os leitores tomam conhecimento de soluções inovadoras e são informados sobre o relacionamento com empresas/parceiros de destaque. São mensagens que ajudam a construir a credibilidade da empresa e a de suas marcas. Ao mesmo tempo em que informam os diversos segmentos de leitores – funcionários, colaboradores, parceiros, fornecedores, consumidores, autoridades e formadores de opinião -, as publicações servem de material de apoio a vendedores e representantes.


Outra opção interessante é o perfil empresarial. Uma apresentação bem elaborada que deve ser capaz de descrever os produtos e serviços que uma empresa desenvolve. Ao fornecer informações sobre a história da corporação, a experiência dos sócios e parceiros, os clientes atendidos e os cases de sucesso, a empresa revela transparência, solidez e credibilidade junto ao mercado. O perfil empresarial deve traduzir em linguagem clara e atraente todas as qualidades da corporação.


Um presente que pode marcar o nome e a história de uma empresa junto a clientes, parceiros e formadores de opinião, sobretudo em datas marcantes, fortalece muito a imagem e a marca de uma organização. São publicações diferenciadas sobre os mais variados temas: histórias de empresas que acompanharam o seu desenvolvimento, iniciativas de administração arrojadas, apoio a projetos de caráter social ou intelectual, entre outros. O material, editado cuidadosamente, pode contribuir de maneira definitiva para a projeção da imagem institucional ou da marca.


Tão importante quanto desenvolver um site criativo e funcional é abastecer o espaço com informações de interesse. O texto e sua constante atualização são a garantia de que o visitante voltará a consultar a página. A internet tem uma linguagem própria e um auxílio profissional de conteúdo na web pode auxiliar uma empresa a identificar assuntos de interesse, desenvolver pesquisas e editar as informações.


É visando suprir esta carência de mercado que, juntamente com o jornalista e também professor Ricardo Nogueira, parceiro de diversos trabalhos na Comunicação, implementamos, recentemente, a Perfil Institucional. O conceito de trabalho surgiu em 2004, com o crescimento vertiginoso da região Centro-oeste do Estado e a necessidade latente de se registrar historicamente as conquistas e datas históricas de grandes empresas. Neste sentido, algumas soluções de curto prazo foram implementadas, com a confecção de conteúdos empresariais, informativos e perfis empresariais para diversas empresas. A maior abrangência e a necessidade das organizações em registrar sua história, conquistas e valorizar seus clientes internos e externos culminou com um amplo trabalho realizado, em 2006, para as Faculdades Integradas do Oeste de Minas. A revista “Fadom 40 Anos” tornou-se um marco histórico para a referida instituição. O mais recente e com maior visibilidade é o book “Divinópolis 100 Anos”, uma requintada peça de 32 páginas e um DVD multimídia, contendo um amplo conteúdo histórico e estatístico de Divinópolis, oriundo de uma grande pesquisa, sendo considerada, pela Prefeitura de Divinópolis, a principal peça de prospecção de novos investimentos pelo município no seu Centenário. Este é o grande desafio mais latente da Perfil Institucional: oferecer soluções em comunicação dirigida, com foco em conteúdo institucional, para médias e grandes empresas da região Centro-oeste! 

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