sexta-feira, 18 de junho de 2010

Twitter: ferramenta de comunicação e de vendas

@Fulano diz: “Alô amigos, bom dia. Hoje parece que vai chover...”. Além dessas conversas do cotidiano, o Twitter tem se transformado em uma importante ferramenta de comunicação e de vendas para diversas organizações. Apesar de ter no público jovem sua grande parcela de usuários, o microblog já deixou de ser uma comunidade de adolescentes que procuram algo para ocupar seu tempo ocioso. É uma ferramenta que, apesar de nova, já faz parte da vida de muitos profissionais e do planejamento de comunicação de diversas empresas. Uma mistura de rede social com microblog que já ultrapassou um bilhão de mensagens e cresce mais a cada dia. Basta relembrarmos a campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, que foi extremamente audaciosa ao utilizar um slogan especificamente para o Twitter - quando todos chacotearam - e dar a esta ferramenta sua merecida importância.

Interessante perceber como a mentalidade dos empresários evolui de acordo com suas necessidades de comunicação com os seus públicos (evidenciada na perda de receita, obviamente). As empresas mais progressistas já começam a investir no Twitter. Um recente estudo divulgado pela revista Fortune mostra que mais de um terço das 500 maiores companhias americanas usam o Twitter de forma recorrente. Entre as top 100, o índice é ainda maior: 50%. Segundo o mesmo levantamento, quatro das cinco maiores empresas americanas — Walmart, Chevron, ConocoPhilips e General Electric — costumam postar informações no Twitter todos os dias. alguns deles, várias vezes ao dia!

No Brasil, algumas organizações já utilizam o Twitter com bastante eficiência: GM, Fiat e Ricardo Eletro são bons exemplos. Tem montadora sorteando veículos somente para os twitteiros. Outras utilizam apenas para anunciar suas promoções, como a Lojas Americanas e o Shoptime. Aliás, concorrentes do varejo travam uma disputa acirradíssima no Twitter, um cobrindo a oferta do outro. Mesmo sendo uma ferramenta comprovadamente eficiente, deve-se ter bastante cuidado para não banalizá-la, comprometendo a imagem da organização. Antes de entrar no Twitter, é fundamental planejar o objetivo da organização. Um canal de comunicação com determinado público-alvo deve ser parte integrante de um amplo planejamento estratégico de marketing, e não um “quebra-galhos”.

O Twitter, da mesma forma que o blog, o email e o Orkut, é uma ferramenta de relacionamento. Ou seja, antes de se expressar, é de fundamental importância compreender as necessidades do público que o utiliza. Até porque ninguém tem paciência para os chamados “spammers” do Twitter (pessoas ou empresas que postam tudo e são diariamente bloqueadas por centenas de internautas).

O Twitter pode ser considerado uma ferramenta de comunicação tão crucial quanto o site oficial ou os anúncios em jornais e revistas. Afinal de contas, ele atinge, com uma mensagem de 140 caracteres, milhares (ou até milhões) de pessoas de forma gratuita e instantânea. Pela habilidade de escrever um bom e atrativo texto com este número reduzido de caracteres, torna-se crucial a presença de um especialista em textos corporativos (jornalista ou publicitário) nas organizações. Twitter utilizado de forma prudente e profissional gera informação, conhecimento, fortalecimento da marca e, acima de tudo: aumenta as vendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário