Cerca de 200 profissionais, das mais diversas áreas de atuação ligadas à infra-estrutura urbana e capacitação profissional do Centro-oeste mineiro participaram, na noite desta terça-feira (13/07), da abertura do seminário “Soluções para Cidades: Rumo à Copa de 2014”. A abertura do evento, que tem o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SEMDE e está sendo realizado pela Regional Minas da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Centro Oeste de Minas (SINDUSCON/CO), foi realizada no auditório da Faculdade Pitágoras. A palestra magna de abertura foi realizada pelo gerente-adjunto do projeto estruturador Copa 2014 da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), André Barrence.
O seminário “Soluções para Cidades: Rumo à Copa de 2014” marca o início de uma série de ações da SEMDE visando a preparação de Divinópolis para Copa do Mundo 2014. O ciclo de palestras, debates e workshops visa a preparação e capacitação técnica para prefeitos, secretários, construtoras, projetistas, fornecedores, engenheiros, arquitetos, técnicos e demais profissionais ligados à infra-estrutura municipal. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Macy de Paula, todas as entidades que irão participar das palestras já estão definidas e serão nominalmente convidadas, ficando em aberto apenas alguns nomes de profissionais que irão ministrar as atividades. “Será um evento que, com certeza, marcará a nossa cidade e representará o início dos trabalhos da SEMDE e de toda a classe empresarial da cidade, visando os legados que a Copa do Mundo de 2014 deixarão para aqueles municípios que estiverem devidamente preparados”, afirmou.
Em sua fala de abertura oficial do seminário, o prefeito Vladimir Azevedo enalteceu as características do Município como potencial sub-sede da Copa de 2014 e enfatizou o apoio irrestrito da Administração Municipal nos projetos ligados à infra-estrutura. “Divinópolis é uma cidade extremamente engajada nos projetos do Governo do estado visando a Copa de 2014. Já temos boa parte da infra-estrutura básica para buscarmos um lugar de destaque. Entretanto, temos um enorme desafio na questão da preparação do município e este seminário representa apenas o início dos trabalhos, que serão intensos e transparentes até a Copa de 2014. Nosso intuito, de fato, é sermos agraciados como uma das sub-sedes da Copa e vamos trabalhar focando este objetivo”, ressaltou.
Preparação do Estado
De acordo com gerente-adjunto do projeto estruturador Copa 2014 da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), André Barrence, a expectativa é de que o Brasil receba cerca de 3 milhões de turistas estrangeiros durante os 30 dias da Copa de 2014. Barrence apresentou o modelo de governança do Projeto Copa 2014, hoje presidido pelo governador Prof. Antônio Anastasia. Ele ressaltou a importância do planejamento integrado com os municípios nos próximos 4 anos. “Temos todo o planejamento estratégico traçado, com 54 projetos estruturadores. As ações envolvem infra-estrutura, reforma de estádios, além de aspectos fundamentais como recepção, logística, segurança, mobilidade, turismo, comunicação, utilidade pública e , sobretudo, os requisitos FIFA que temos que cumprir. Por isso trabalhamos com o seguinte lema: Minas Gerais e BH integrados na gestão da Copa de 2014 como alavanca para o desenvolvimento econômico, social e cívico”, explicou.
Barrence detalhou todo o projeto elaborado pelo Comitê Gestor da Copa 2014, focando na reforma do complexo Mineirão-Mineirinho (com a oferta de estádios alternativos até 2013), buscando, com esta grande obra, incentivar o retorno das famílias ao estádio, além de valorizar o acervo arquitetônico e, sobretudo, a responsabilidade na aplicação de recursos públicos. “Estamos na segunda etapa da reforma do Mineirão. O gramado será rebaixado em 3 metros e, com uma gestão compartilhada, buscaremos oferecer aos clubes um complexo esportivo moderno e eficiente, gerando possibilidades de receitas, valorização das marcas e, sobretudo, um enorme legado para o nosso Estado, através de um novo conceito de Mineirão Vivo”. Segundo o gerente-adjunto, a experiencia adquirida pela missão oficial da SEPLAG que acompanhou as ações na África do Sul auxiliará, e muito, o cumprimento de todas as metas estipuladas.
Divinópolis como sub-sede
Questionado por participantes sobre o potencial de Divinópolis para se tornar uma sub-sede da Copa de 2014, recebendo uma das delegações que jogará em BH, Barrence foi enfático. “Já foi feita uma triagem inicial entre diversos municípios e Divinópolis está dentro. O fato de possuir uma excelente infra-estrutura e, sobretudo, um novo e funcional aeroporto, coloca a cidade em uma situação confortável. Claro que existem outros requisitos que Divinópolis deverá se adequar e buscar investimentos, mas não tenho dúvidas de que a confiabilidade da gestão pública municipal também será um fator positivo para o município”.
Segundo Barrence, a partir de agora, novos desafios deverão ser supridos pelos municípios que pleiteiam uma sub-sede da Copa. Entre eles, uma ampla melhoria dos elementos urbanísticos, a viabilização econômica e financeira dos projetos, além de uma gestão eficiente e transparente dos investimentos, com ampla visibilidade e controle das ações executadas. “Divinópolis possui um aeroporto e isso é fundamental. Entretanto, é preciso desenvolver outras possibilidades de acesso, além da oferta de boa estrutura de treinamento para uma seleção e, sobretudo, a questão mais sensível para a maioria das cidades mineiras, inclusive BH: a questão da hotelaria e da estrutura para recebimento de imprensa, sobretudo a mídia internacional. Por isso, o Governo do Estado criará um programa específico para as potenciais sub-sedes, inclusive com elaboração de uma cartilha específica”. André Barrence ressaltou ainda outro desafio para as cidades mineiras: a formatação de produtos turísticos, apresentando roteiros e opções para os visitantes. Segundo ele, o Governo do estado está aberto a novos projetos apresentados pelos municípios interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário