domingo, 27 de junho de 2010

Redes virtuais e web via celular: não é futuro, é presente!

Alguém tem dúvidas de que as redes sociais vieram para ficar? Orkut, Twitter, Facebook e outras segmentadas que aparecem todos os dias, com convites em nossos emails. Um estudo da Deloitte divulgado nesta semana deixa bem evidente que as redes sociais e os programas de mensagens instantâneas são usados, todos os dias,  por 38% dos internautas brasileiros. No total, 86% dos entrevistados declararam usar essas mídias de forma rotineira. Ou seja, quem desprezar este fenômeno em seus planjemanetos de mídia, com certeza, está dafado ao fracasso!

A referida pesquisa revelou ainda que o Brasil possui 36,8 milhões de internautas ativos e 13,7 milhões com internet em casa, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a última pesquisa realizada. Um número que, absoluto, pouco representa, mas na escala de evoluçãos dos últimos anos, deixa cada vez mais evidente a força desta mídia. Até porque, entre o público mais jovem, entre 14 e 26 anos (potenciais e consumidores, o computador é quase tão utilizado quanto a TV para assistir a vídeos (56% assistem vídeos pela TV e 54% assistem pelo computador).

Outro dado que chamou a atenção: de acordo com a pesquisa, os brasileiros aprovariam a convergência da internet com a televisão, já que 88% dos entrevistados gostariam de conectar a televisão à internet para baixar vídeos e outros conteúdos diretamente na TV. E mais um aviso àqueles que pretendem fomentar uma campanha de mídia para suas empresas: uma a cada seis horas despendidas na internet é no acesso via celular.(20% dos proprietários de celular, segundo a pesquisa, acessam a Internet via aparelho tipo smartphone). E outra dica importante, revelada pela pesquisa: o acesso à internet, e-mail e o recebimento das notícias são mais utilizados por consumidores entre 27 e 43 anos. Depois desta última iniformação, lanço a pergunta que não quer calar: qual perfil etário de público, atualmente, toma as maiores (e melhores) decisões de compra?

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