Já abordei este tema em outra oportunidade (mais precisamente, neste mesmo espaço, no mês de abril) e sinto a necessidade de retornar esta importante discussão. O Twitter, microblog que se tornou um fenômeno entre todos os públicos, é muito mais do que uma simples rede social que permite apenas 140 caracteres. Apesar de ter no público jovem sua grande parcela de usuários, o microblog já deixou de ser uma comunidade de adolescentes que procuram algo para ocupar seu tempo ocioso. É uma ferramenta que, apesar de nova, já faz parte da vida de muitos profissionais e do planejamento de comunicação de diversas empresas. Uma mistura de rede social com microblog que já ultrapassou um bilhão de mensagens e cresce mais a cada dia. Basta relembrarmos a campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, que foi extremamente audaciosa ao utilizar um slogan especificamente para o Twitter - quando todos chacotearam - e dar a esta ferramenta sua merecida importância.
Desde a última semana, a Faculdade Pitágoras iniciou um ambicioso projeto de imersão de conteúdo acadêmico e comercial dentro dessas redes sociais. Apesar do projeto prever a inserção em redes como Flicker, Youtube, Orkut e Slideshare, não tem como negar que o foco principal é o Twitter. Interessante perceber como a mentalidade dos empresários evolui de acordo com suas necessidades de comunicação com os seus públicos (evidenciada na perda de receita, obviamente). As empresas mais progressistas já começam a investir no Twitter. Um recente estudo divulgado pela revista Fortune mostra que mais de um terço das 500 maiores companhias americanas usam o Twitter de forma recorrente. Entre as top 100, o índice é ainda maior: 50%. Segundo o mesmo levantamento, quatro das cinco maiores empresas americanas — Walmart, Chevron, ConocoPhilips e General Electric — costumam postar informações no Twitter todos os dias.
No Brasil, algumas organizações já utilizam o Twitter com bastante eficiência: GM, Fiat e Ricardo Eletro são bons exemplos. Tem montadora sorteando veículos somente para os twitteiros. Desde o dia 31 de outubro, dentro dos primeiros projetos implementados pela nova coordenação acadêmica, a Faculdade Pitágoras vem utilizando formas inovadoras de comunicação na era da web 2.0. A partir de agora estão oficialmente implantados os novos canais de comunicação com clientes, fornecedores, professores, alunos, profissionais do segmento e toda a sociedade utilizando, essencialmente, as novas mídias sociais virtuais. Neste sentido, a Faculdade Pitágoras de Divinópolis passa a dispor de perfil no Twitter, canal de vídeos no Youtube e perfil com fotos no Flickr, além de outras mídias sociais de grande utilização por parte das pessoas no dia-a-dia. Todo este conteúdo será atualizado cotidianamente, pela equipe de comunicação da Faculdade Pitágoras, em parceria com os setores acadêmico e comercial, através de um profissional especialista em mídias digitais, e podem ser acessados de qualquer lugar de forma interativa e colaborativa por texto, foto e vídeo. Além disso, os blogs já estão conectados com estas novidades, e irão noticiar as novidades da Faculdade Pitágoras de Divinópolis para todos os públicos.
O Twitter, da mesma forma que o blog, o email e o Orkut, é uma ferramenta de relacionamento. Ou seja, antes de se expressar, é de fundamental importância compreender as necessidades do público que o utiliza. Até porque ninguém tem paciência para os chamados “spammers” do Twitter (pessoas ou empresas que postam tudo e são diariamente bloqueadas por centenas de internautas). O Twitter pode ser considerado uma ferramenta de comunicação tão crucial quanto o site oficial ou os anúncios em jornais e revistas. Afinal de contas, ele atinge, com uma mensagem de 140 caracteres, milhares (ou até milhões) de pessoas de forma gratuita e instantânea. Como outras ferramentas de comunicação, necessita de profissionais qualificados para conduzi-la de forma eficiente.
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