Uma "saia justa" jornalística pegou de surpresa grandes portais de notícia do Brasil nessa semana. Após um boato espalhado pelo Twitter de que o criador de "Os Simpsons" iria inserir uma passagem da campanha "Cala Boca Galvão", movimento que levou o narrador da Globo ao Trending Topics da rede social, em um dos episódios da série, aconteceu um fenômeno estranho: os grandes portais de notícia travaram uma guerrilha para ver quem publicaria primeiro a notícia. Terra, UOL e outros grandes portais noticiaram, sob o mesmo título, a o boato em forma de notícia: "Galvão Bueno será citado em episódio de Os Simpsons".
Após o comunicado oficial da Fox Brasil, que negou que o autor da série tenha se manifestado sobre o movimento “Cala Boca Galvão”, os mesmos correram atrás de se retratar com os internautas. Um excelente exemplo para jornalistas e futuros profissionais da área de como não se deve fazer o jornalismo, deixando de lado critérios fundamentais como uma apuração eficiente e a busca pela verdade, privilegiando apenas a rapidez e a agilidade em se divulgar uma notícia. Nem sempre aqueles que leram a matéria terão a oportunidade de acessar a retratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário