terça-feira, 27 de julho de 2010

INVESTINDO E DESENVOLVENDO...

Recebi, com muita alegria, as novas notícias envolvendo a Faculdade Pitágoras/Divinópolis e todo o processo de desenvolvimento pela qual a instituição está passando. Como toda organização é reflexo direto de sua liderança a as ferramentas utilizadas para tal atribuição, este sentimento de retomada se torna ainda mais latente. Após rever diversos processos e reativar parcerias importantes para a Faculdade e, sobretudo, para os alunos, garantindo uma série de benefícios, parcerias e estágios, a nova proposta privilegia uma série de ações com o objetivo de engajar a Faculdade Pitágoras em projetos comunitários e, sobretudo, valorizando seus colaboradores, fornecedores e, principalmente, seus professores e alunos. Atitude louvável e que merece todo o nosso reconhecimento!

A Faculdade Pitágoras adquiriu da antiga Fadom uma das melhores estruturas do Estado no que se refere a Ensino Superior. Após passar por alguns momentos internos turbulentos (como várias grandes organizações passaram, em função da grave crise econômica de 2008/2009), a Faculdade Pitágoras saiu na frente e remodelou seu projeto pedagógico, adequando-o às necessidades do mercado, e inicia um grande processo que, dentre outros propósitos, busca resgatar exatamente o que a antiga Fadom tinha de melhor: a identificação com a nossa região e com os professores e alunos; além do reconhecimento da excelência no Ensino Superior e na Pós-Graduação. Com certeza, o desafio está lançado mas os profissionais que lá estão sabem que o momento é extremamente propício para esta mudança de percepção.

Algumas considerações fazem com que este trabalho da nova gestão da Faculdade Pitágoras se torne extremamente viável: primeiro, é notório que a instituição possui a melhor infra-estrutura física do Centro-oeste mineiro, com grande número de laboratórios, dois belíssimos auditórios, amplo espaço físico, maior acervo bibliotecário, salas de aula com projeções multimídia, estacionamentos, agências bancárias, entre outros. Segundo, porque o corpo docente e os colaboradores estão extremamente engajados nesta nova filosofia, o que faz com que o clima organizacional e a motivação de todos seja extremamente aflorada em um momento importante para a Instituição. E, por fim, uma direção que, como diz o ditado, “não cava, mas proporciona as ferramentas para que todos aprendam a cavar”. E esta é a melhor filosofia quando falamos de gestão de pessoas. Com certeza, terá reflexos diretos na percepção de professores e alunos.

Neste contexto, foi extremamente estratégico e louvável a iniciativa de integrar todos os cursos no Campus Verde. A convivência diária com a realidade universitária faz parte da formação pessoal e profissional dos alunos das mais diversas áreas, e isto trará enormes ganhos para professores e alunos. Além do mais, revela o espírito democrático da nova direção que, de imediato e em poucos dias de ações efetivas, atende a um pedido oficial dos alunos, ratificando em pesquisa institucional, que antes estavam usufruindo do Campus Centro. É importantíssimo ressaltar a importância da convivência entre os mais de 2800 alunos de diversas formações, culturas, crenças e identidades profissionais em um único Campus, proporcionando maior diversidade cultural e troca de experiências fundamentais para a formação de todos. Sem contar que, além dessas vantagens, todos os discentes passar a ter a oportunidade de ver e acompanhar o desenrolar das turmas de Pós-Graduação, um caminho sempre sugerido para aqueles que, de fato, procuram um lugar de destaque no mercado. Com certeza, o momento é especial, e boas novas ainda irão acontecer nos próximos meses...

Nenhum comentário:

Postar um comentário